quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Relógio de Ponto National

 Fabricacão: década  de 20 (?)


Em revisão/restauração



     Em  22.04.2015 postei no blog a imagem de relógio de ponto Rod-Bel, fabricação brasileira, que salvei de reciclagem, cujo modelo ainda podemos visualizar sendo utilizado em algumas empresas.  Citei na ocasião: “ relógio ponto é um dos itens que merecer constar de acervo de quaisquer museu que tenha por foco o TRABALHO.” Julguei que aquele Rod-Bel merecia destaque especial. Pois é! Que dizer desse NATIONAL, que para adquiri-lo, confesso, fiz algumas loucuras ( um dia conto!).  Mas acho que valeu a pena a  engenharia financeira para adquiri-lo,   logística para transporta-lo, o processo de revisão/restauração,  toda  vez que o vejo no Antiquário em plena forma: original  e funcionando. Peça de museu!


Possui chave original.



     Busquei na internet algumas informações a respeito de sua origem, que  transcrevo de forma  sucinta, buscando não arriscar divulgar incorreções:
     - Fabricado por Nacional Time Recorder Co Ltd, um dos maiores fabricantes de “gravadores de tempo” no Reino Unido. Provavelmente fundada em 1907, com sede e fabrica em St Mary Cray Kent, com filiais em Londres, Birmingham, Bristol, Dublim, Glasgow, Leeds, Manchester.





Mário Borrea, em plena atuação no seu studio de recuperação de antigos.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário