segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Camera fotografica Zeiss Ikon Box-Tengor 54/2







  Filme  120 ( 6 x 9) B II

     Esta    foi indicada pelo amigo Marcelo  Fabian Gonzales  proprietário de  antiquario em Porto Alegre, que conhece minha predileção pelas “ tipo caixote”.  Trata-se de uma câmera com bom aspecto e funcionamento além de suscitar o interesse dos colecionadores.  Já tenho algumas desse tipo, tendo começado a me interessar por elas com a aquisição  de  uma Kapsa, de  fabricação nacional.
     A Box-Tengor, fabricação alemã, começou a ser produzida em 1923 por C.P. Goerz, tendo sido incorporada pela empresa Zeiss Ikon,  que a manteve em linha ate 1956, porem,  com algumas alterações no correr do tempo.
     A literatura existente a respeito é ampla, apresentando algumas contradições, o que não impediu   identificar o período  de  sua fabricação – 1932/1939 – com bom grau de certeza.


      Mais uma vez o amigo e colecionador de antigos, Luiz Carlos Vieira, fez  uma manutenção  criteriosa,  destravando alguns mecanismos, com competência e paciência. Pelo trato, o Antiquario retribui oferecendo-lhe a seguinte  pagina musical...









3 comentários:

  1. Oi,

    tenho uma Zeiss Ikon Box Tengor modelo 55/2, moro no Rio porém a câmera está em Joinville (Santa Catarina), então no momento não tenho como avaliar o quê está com problema na máquina, apenas que ela não está funcionando. Você teria indicação de onde restaurá-la ? Gostaria de usá-la novamente.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Tenho um violino de Nicolo Amati e gostaria de saber se tem alguém de seu círculo q possa analisar o violino quanto a sua autenticidade posso enviar fotos

    ResponderExcluir
  3. Responder no e-mail miltonprauchner20@gmail.com

    ResponderExcluir