domingo, 1 de abril de 2012

Bicicleta Monark Brisa

Bicicleta Monark Brisa

A Monark Brisa foi concebida para concorrer com a Caloil  Ceci, até então sua maior concorrente, e, que juntas, dominavam 95 % do mercado brasileiro.
 


O CICLISTA 
Alexandre O’Neill
O homem que pedala, que ped'alma
com o passado a tiracolo,
ao ar vivaz abre as narinas :
tem o por vir na pedaleira






Fabricada pela Monark, tornou-se muito popular no Brasil, buscando a preferência do público feminino.

Esta foi adquirida da Casa Boa Troca, do Hermínio “Português”, em Passo Fundo/RS. 




Não apresentava bom estado, em função do tempo “estocada” na loja, sem movimentação,  o que facilitou o surgimento de ferrugem, ranhuras na pintura,  e travamento de suas funções.No entanto,  neutralizando essas condições, apresentava 100% de originalidade, o que a valoriza.








No processo de restauração, Pinga Boni, manteve a pintura original, deixando visível as imperfeições naturais  decorrentes do tempo, cuidando para que não evoluam.  



  

 

Recuperou  também rodas e aros, limpou e  lubrificou rolamentos e engrenagens. Única alteração na sua originalidade foi troca de pneus.

Tudo isso requereu paciência e habilidade, mas valeu a pena pelo resultado final.




 

Ouça a música "A Bicicleta": 






Autor: Miguel Augusto Guggiana

33 comentários:

  1. Linda!!! Mas quero ver em movimento, que tal?

    ResponderExcluir
  2. Antiqua
    Impossível! Está fixada na parede da casa, inacessível.
    Mas uma Caloil Ceci está sendo preparada. Farás o teste drive nela.
    Antiquario

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Parabéns!

    Tenha uma igual, com pintura original na cor violeta, que adquiri recentemente. Não consegui saber o ano de fabricação dela, saberia me dizer?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge Junior
    Tive dificuldades também em identificar a data de fabricacão. Suponho que na década de 80.
    Está em bom estado de conservacão?
    Antiquario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mercado Livre está anunciando uma, citando 1984 como o ano de fabricação.

      Excluir
  5. Estou recuperando um Monark Brisa 1991, mas estou com dificuldades em conseguir imagens, adesivos pois ela foi pintada de outra cor pelo antigo dono que pois os adesivos da 2008. Pode me ajudar? Tenho também uma Olé 70, essa já está no ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por teres acessado o blog. Quanto a imagens nao poderei ajuda-lo, porém adesivos poderás encontrar no Mercado Livre. E atua OLé 70?? tens foto????

      Excluir
  6. Tenho uma igual à imagem, ganhei do meu pai +/- em 1993 nova, então a data de fabricação é inicio dos anos 90. Também vou restaura-la, devido me trazer muitas lembranças da infância.

    ResponderExcluir
  7. Nossa tenho uma bem parecida, apenas os adevisos são diferentes, ela é lilás e ganhei em 1994, estou restaurando, apesar de ter pintado de um lilás um pouco mais forte, apenas não pintei nos locais dos adevisos, como não consegui encontrar os mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li
      Tua informaçao de que a ganhaste em 1994 confirma o periodo de fabricaçao ( vide comentário da Francisléia). Os adesivos podes encontrá-los no Mercado Livre. Obrigado por acessares este blog.

      Excluir
  8. Li, vc teria fotos da sua Brisa? Comprei uma recentemente e acredito ser dessa época.
    Lilás, pedais retangulares em plastico e selim fixado com carrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Joubert
      Só possuo as fotos que foram registradas acima. E a tua está em boas condições?
      Obrigado pelo teu acesso ao blog.

      Excluir
  9. Tenho uma que acredito ser da década de 80.. branca, com nome do adesivo em escrita cursiva.
    Vou reformar agora.
    Será que tenho uma forma de identificar em qual decada ela foi fabricada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown
      Temos dificuldades para identificar a época de fabricaçao de bicicletas. As que tenho faço por "aproximaçao " baseando-me em pequisa pelo internet, informaçoes do vendedor, e mesmo "palpites"de amigos. Quem sabe poste uma foto, e aguarde manifestaçoes a respeito? Grato.

      Excluir
  10. Eu tive a oportunidade de adquirir num brecho 198.,toda original,acabada,detonada pelo tempo.Confiei em duas equipes de restauração,hj, meu orgulho em cada pedalada.Tive que acrescentar mudanças necessárias,sem perder foco à originalidade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niguel
      Nao deixo de das uma "passada"pelos brechós. Sempre nos reservam uma boa surpresa. Parabens pela bike!

      Excluir
    2. Devo lançar fotos dela pelo meu Wsapp,estou preparando um local para melhor apresentação.Ao mesmo tempo o destino me reservou uma triste surpresa,um dos meus amigos na reforma,veio a falecer.Quero homenageá-lo com seu nome,gravado, no paralama.....

      Excluir
  11. Ola, tenho uma brisa griffe, nunca vi outra igual, vc sabe me dizer mais sobre ela, ano de fabricação por exemplo, tbm está sem a cestinha, onde posso achar

    ResponderExcluir
  12. O ano é 1991, ganhei uma assim que foi lançada, exatamente como a da foto, más um ano depois foi tirada de mim por questões financeiras, tinha apenas 10 anos, não me recuperei até hoje.
    Sonho em encontrar uma exatamente como essa. Ate me emocionei quando pesquisando imagens, encontrei essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So agora percebi tus msg. Obrigado e siga na busca detua bike!!!!

      Excluir
  13. Tenho uma ceci brisa ...mas n sei ainda o ano dela..comprei só troquei os pedais e os raios ..e coloquei um cesto q n tinha o restante ainda toda original com um pequeno nome Monark.a te a borrachinha de freio ainda carrega a marca.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Preserve-a. As bicicletas antigas, como tua Ceci, estão se tornando raras. Feliz daquele que possui uma.
    Um abraço, e obrigado por acessares este blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade a respeito do valor... meu marido tem duas Calois 10(79 e uma 85),e uma Monark 10(87) que é bem difícil de encontrar(mas ainda do que a,Caloi 10 falou). há pouco conseguiu uma Monark Brisa.

      Excluir
  15. ola?
    Meu marido tem uma Brisa, trocou numa Retrou 64. é o xodo dele! esta restalrando à mesma. falou que trocou para que eu tambem obtivesse uma bike antiga(que é o gosto dele) mas como reclamei da troca ele tomou pra ele, falando que não sei o que é bom! e não sou digna de uma peça tão valiosa como é o caso da,Monark Brisa!
    FOI TRISTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô vendendo uma monark brisa rosa tá completa se ti interessar só dar um toque

      Excluir
  16. Olá Eliane
    Certamente depois de restaurada vai ficar muito valorizada, e "digna" de destaque na casa. Vai fazer companhia às outras. Como ja comentei anteriormente essas bikes estão se tornando raras, ja não se acham com muita facilidade. Mas, quem gosta delas sempre, vao garimpar, e arranjar lugar prá mais "umas", rs rs Obrigado Eliane!

    ResponderExcluir
  17. é verdade eu me chamo Simone e alguns anos atrás eu tive uma Monark brisa que era meu xodó e eu precisei desfazer dela hoje em dia eu procuro outra para comprar e não encontro vivo a procura elas são lindas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Talvez no mercado livre. As vezes encontramos quando menos esperamos... num brechó, como no meu caso.

      Excluir
  18. Tenho uma monark brisa ano 85 meu xodó! Só falta a cestinha e os pedais para ficar 100%original , muito difícil encontrar essas peças da monark brisa

    ResponderExcluir
  19. Então antiquário gostaria que me tirasse uma duvida como acho o ano certo da minha bike e as características dela de fabricação como peso, altura do quadro, material que ela foi feita, suspensão, tipo de cubo etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Unknown
      Tenho as mesmas dificuldades para identificar as bikes. Consigo aproximar a data de fabricação quando o antigo dono me fornece alguma informação. As informações constantes no Dr. Google são muito vagas.

      Excluir
  20. Boa noite adiquiri uma brisa e falta o porta corrente. pode me mandar uma foto da sua para eu ver o que mais a minha falta de original?

    ResponderExcluir