sexta-feira, 13 de abril de 2012

A volta da Chiquitita


Pois é! A “chiquitita” voltou para se apresentar agora, restaurada, e no seu devido lugar, de destaque, como tinha prometido no texto colocado em fevereiro sob o título “Chiquitita pero cumplidora”.
Trata-se de uma  pequena plantadeira e adubadeira de tração animal, fabricada pelos Irmãos Fankhauser Ltda, de Tuparendi/RS,  lá pelo ano de 1961, perfeita  em sua funcionalidade, muito embora sua mecânica rudimentar, nada em demasia, o que a função requer, e nada mais.  

Enfim, pequena, porém eficiente!
Foram transcorridos ao redor de 08 (oito) meses desde seu resgate no interior de Ronda Alta por Pedro “Fogão”, um estágio em sua “loja”, transporte até Passo Fundo, hospedagem na oficina do Mario Borréa, até considerá-la pronta para posar para o retratista, como vemos.
O cuidado do restaurador fica evidenciado nas imagens. Completamente desmontada, lixada, lubrificada, pintada, visando sempre manter suas características originais.
Estaria pronta para voltar ao trabalho, mas não seria justo pelos serviços prestados, e para quem foi testemunha de tanta história na evolução de nossa agricultura.
Fica melhor no pódium.




Música; Guri com César Passarinho








Autor: Miguel A. Guggiana

2 comentários:

  1. que linda.. comprei uma para restauro... e a sua será minha referência... obrigado por compartilhar... abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite .tenho uma parecida mais não dá mesma marca presisa a de umas foto interna poderia me mandar por gentileza vou presisar pra trabalhar moro num acertamento

    ResponderExcluir