quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lili Marleen Zündapp

Foi descoberta em uma feira de antiguidades realizada na praça principal de Santa Cruz do Sul, em um domingo de setembro de 2011. É alemã! É alemã!  Foi a constatação visual imediata  do grupo em que estava.  Suas linhas clássicas,  arquitetura funcional indicando eficiência,  identificavam sua descendência.  Associá-la a uma canção alemã, cadenciada, quase um hino,  surgida na Segunda Guerra Mundial,  imortalizada por Marlene Dietrich, de nome Lili Marleen, foi imediata.
A máquina de costurar Zündapp, ali mesmo foi batizada. Surgiu naquele momento Lili Marleen Zündapp. Pode!
Chamou  atenção a marca ZÜNDAPP que associava à fabricação de motocicletas e semelhança com a “ELNA”, de origem suiça.
Utilizei a monografia História da Fábrica de Motocicletas ZÜNDAPP, elaborada por Glauco Gobbo e Mauro Monastier.,  para buscar algumas informações
As disponíveis no trabalho acadêmico  tinham  como  foco a evolução das motocicletas na história do fabricante.  Registra que a fábrica foi fundada em 17.09.1917 em Nuremberg, Alemanha, Chamava-se Zúnder und Apparateban-Geselschaft, inicialmente produtora de aparatos para ignição de explosivos. Da junção do nome Zunder (detonar) com “apparatus” resultou ZÜNDAPP. Refere que a produção de motocicletas  envolveu o período de 1920 até 1985, quando a empresa foi vendida à empresários chineses.


Consta na plaqueta fixada nesta unidade o seguinte: 
Zündapp - Werke Nürnberg




A foto registra a marca Elcona, referenciada no texto.





Parte traseira.






É a  mesma logo identificada nas motocicletas Zündapp.






Maleta para acondicionamento da maquina.








As poucas referencias às  maquinas de costurar  informam  que  iniciaram sua fabricação em 1945.  Em 1950, em moderna  unidade industrial em Muniche, lançaram a  máquina “Elcona”. Em 1952 o programa  foi ampliado para quatro tipos.
A revisao mecânica foi realizada pelo tecnico e tambem colecionador de "antigos" Wilson "Maquinas", de Passo Fundo\RS, exigindo-lhe paciência e conhecimento.
Continuo na busca de “mais luzes” a respeito.
Você pode ajudar?
Como não poderia deixar de ser, a musica que escolhemos para nos acompanhar é Lili Marleen, nome que nos inspirou a batizar esta bela maquina. Escute em duas versões.

11 comentários:

  1. Bah, guri! Agora tu me lembraste da Vó Alzira e da mãe! Ô saudade boa, viu!

    ResponderExcluir
  2. MANO, TU PEDISTE... OLHA O QUE ENCONTREI... O alfaiate francês Barthélemy Thimonnier (1793-1857) pensou nesta invenção quando observava a forma de trabalhar das costureiras de Lyon, que empregavam uma técnica rapidíssima, o ponto de cadeia. A sua 1.ª Coseuse (cosedeira), fabricada em 1829, adoptava este método. O aparelho dava 200 pontos por minuto, enquanto manualmente se faziam 30. Esta inovação não foi muito bem aceite por alguns trabalhadores da época, que destruíram 80 máquinas e o obrigaram a abandonar Paris. OBSERVAÇÃO: A IMAGEM DA "COSEDEIRA" VAI POR EMAIL PRA TI. Abraço, mano!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma máquina dessa que minha avó trouxe da Alemanha e não consigo achar o motor. Alguém tem alguma dica.... Esta máquina faz parte da história da minha família....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carin
      Infelizmente não posso ajuda-la. Essas máquinas são raras. A tua, mesmo que sem o motor, é mais valorizada ainda pois carrega consigo uma história.
      Se desejares mande uma foto, ou mais, com a história, quem sabe postando não acharemos um motor¿
      Antiquario

      Excluir
    2. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439303348-maquina-de-costura-alem-zundapp-_JM

      Excluir
  4. Tenho uma máquina dessa... quero postar em breve fotos dela

    ResponderExcluir
  5. Mande as fotos, e a história, como a recebeu, éra da familia, enfim...
    E diga a música de sua preferencia.
    Obrigado
    Antiquario

    ResponderExcluir
  6. Segue uma dessa para venda http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439303348-maquina-de-costura-alem-zundapp-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro
      Postei outra matéria a respeito da ZÜNDAPP utilizando tuas informacões.
      Mais uma vez obrigado

      Excluir
  7. Conforme o site IF Design, foi premiada em 1954. http://exhibition.ifdesign.de/entrydetails_en.html?mode=madr&offset=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro
      Por fim recebi material ( excelente) a respeito da Zundapp. Vou aproveita-lo em uma nova matéria a respeito. Nào a imaginava tão valorizada.
      Obrigado Leandro

      Excluir