domingo, 18 de março de 2012

Depoimento da vizinha

TV Philco, década de 70, base movel.
Origem: Ronda Alta\ RS.
O causo do homem que escreveu aqui para este espaço cultural e que rendeu o escrevinhado “Direitos iguais”, cujo final ainda não sabemos, começou a ter seus desdobramentos.
Recebi uma carta escrita à nanquim, por  uma pessoa que se diz vizinha do coitado, que nos dá uma visão, assim, não tão favorável àquela, agora,  suposta,  vítima. Leiam:
“Prezado contosdoantiquario
Seu blog está fazendo o maior sucesso aqui na zona. O bolicheiro me disse que já teve dezesseis acessos! Os parentes estão incluídos? Imagine daqui um pouco a Ana Maria Braga vai querer entrevistá-lo! Bem, vou deixar de conversa fiada e passar pro que interessa.
TV Philco, década de 70, base movel.
Origem: Ronda Alta\ RS.
Coisa mais da bem feita! Coisa mais da bem feita! A tunda de laço que o gordão aqui do lado levou. Não é nada daquilo que ele disse. Não gosto de espiar vizinhança, mas, sem querer, eu vejo aquele traste todo dia atolado numa cadeira de balanço comendo pipoca, amendoim, bebendo cerva e vendo televisão. Ele tem uma daquelas amarelinhas sabe, antiguinha, imagem em preto e branco. Só levanta para escutar um radinho, para conferir o jogo do bicho. E espiar minhas filhas por riba do muro quando as gurias vão tomar banho de sol. E o cusco, o tal de Bidu, é igual ao gordão na taradice. Imagina que tive que prender minhas duas gatinhas da investida canina. Nem passarinho se salva. Até galinha angolista. Se tivesse porco espinho iria também... Já chamei o IBAMA trocentas vez e nada! É assunto pro Datena!
Esse Bidu é o Joãozinho dos cachorros.  Desse jeito o Bial leva ele pro Bigbrother. Aquilo é uma perdição. Que sucesso faria embaixo do edredom! MINHA MÃE! MAMÃE! Help!
Ele, o gordão, saía à noitinha, saía naquele Chevette horrível, com o som a mil, fedendo a cigarro, de camiseta do Grêmio, que de tão antiga encolheu, deixando o barrigão de fora. Acham que ia trabalhar. Duvidooooo! Ele diz que é o garçom de sua estória “Coisa de bar”, do Bar Morandi, daqui de Passo Fundo. Se gaba disso!  Olhaaa! É difícil!
Prá mim não passa de um jaguara. Dizem que ele tem outra... A Norma. Não sei?!
Ah! Do Chevette não sobrou nem o guidom! Coisa mais da bem feita!
Antes que me esqueça, toca uma música para mim no seu blog. Com dedicatória. Tenho uma cumadre que diz que o Senhor nem vai me dar bola. Se quiser falar pessoalmente comigo podemos marcar um encontro na rodoviária e...”
Lá pelas tantas, a missiva é bem comprida, tem a ressalva que “o sucesso aqui na zona” refere-se a ambiente familiar. Não é daquela “zona”. Que fique bem claro.
Encerro por aqui.
Alô! Alô! Vizinha que prestigia esse espaço cultural, dedico-lhe carinhosamente esta música. Gostaria de te dizer tantas coisas bonitas, mas deixo isso para o Wando,   que através de seu romantismo, lhe prestará a homenagem que merece. Vem Wando, canta pra ela.

Um comentário:

  1. O pai tem essa tv em casa...mas acho que já não da mais o ar da graça...coitada!!

    ResponderExcluir