quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Relógio de parede DIMEP 500 dias


 Relógio eletrônico a transistor patenteado em 23.06.1959.


     “Embora já produzisse há muitos anos, relógios elétricos dentro do principio de Hipp, considerei que chegara o momento de projetar um mecanismo para relógios independentes a pêndulo eletromagnético, com consumo mínimo de corrente elétrico, de forma a permitir que uma simples pilha comum, de lanterna, tivesse a duração de, pelo menos, um ano. Depois de estudo meticuloso de diversos sistemas, resolvi adotar o principio aplicado nos relógios  de Bulle, baseado numa patente de Alexandre Bain, de 1843, envolvendo uma barra fixa de imã permanente. Sempre dentro dos princípios que norteava meus objetivos em relação à criação  de mecanismos de relógios, ou seja, simplicidade, robustez, alto coeficiente de segurança  de funcionamento e facilidade de manejo e manutenção, desenvolvi um relógio de pilha realmente interessante, com baixíssimo consumo de corrente elétrica que trabalhava 400 dias com uma pulha normal de lanterna. Posteriormente, mais aperfeiçoado, passou a funcionar, com toda a segurança, por mais de 500 dias. Inicialmente esse relógios eram produzidos com a marca Tagus Dipim.”  Dimas de Melo Pimenta



 Imagem do Relógio em seu estado original quando da compra

     A história do fabricante  deste relógio iniciou em fins de  1936 quando o empreendedor  Dimas de Melo Pimenta esboçou os primeiros projetos, quando as dificuldades  de importação da Alemanha, em pleno ambiente pré guerra, se fazia presente. No ano de 1941, período da segunda guerra  mundial  fundou com seu pai Manuel e seu irmão José, a firma Produtos Elétricos Tagus Ltda, quando a incipiente produção, iniciada em 1936, progredia para um estágio efetivamente industrial.
 
     A empresa no transcorrer de sua historia dedicou-se a produzir toda a gama de relógios industriais e comerciais, com relógios de ponto, relógios mão de obra, de vigia, sinaleiros, e tantos outros, além de relógios mestres e secundários. 
O nome da empresa sofreu com o passar dos anos, algumas alterações:
1941 – Produtos Elétricos Tagus Ltda.
1950 – SociedadeTagus de Relógios Ltda.
1951 – Cia. Tagus de Relógios.
1953 – Cia.Tagus-Melo Pimenta de Relógios.
1958 – Cia.Tagus – D, Melo Pimenta de Relógios.
1961 – Dimas de Melo Pimenta  S/A Industria de Relógios.
Observação: pesquisa até o ano de 2006.





6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde gostaria de saber algo sobre um relógio antigo de parede que tenho e um Dimep 500dias mas ele é diferente deste postado aqui!Sou colecionadora de antiguidades e sua ajuda seria bem vinda!Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Podes mandar fotos? Se nao conseguir identificar, algum amigo desse blog podera faze-lo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. eu tenho um e funciona perfeitamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Só agora vi seu comentário. O meu também funciona plenamente. Veja só, industria nacional daqueles anos cinquenta. Obrigado.

      Excluir