sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Máquina manual de costurar VESTA ( Vestazinha)






Nr. 1.798.798


Esta VESTA foi adquirida em uma pequena empresa dedicada à manutenção de máquinas de costurar de Passo Fundo. Estava travada, em mau estado de conservação e não valia a pena – na visão do proprietário da oficina -  ser recuperada.  Esta condição justificou o baixo valor pago.
Passou uns meses no “estúdio” do Mario Borrea até que entrou na linha de recuperação. Resultou destravada, lubrificada, a madeira – origina!! – sofreu um trato com anti cupim, e aí está ela lindaça e valorizada.
Fomos buscar um pouco de história no blog  do http://museumaquinascosturar.blogspot.com.br/. Por oportuno, vale uma visita àquele espaço.
“ VESTA (deusa romana do fogo),   Fabricadas pela LOD –  L.O. Dietrich, em Altenburg, Alemanha. As pequenas  “Vestazinha” foram fabricadas exclusivamente para países de língua portuguesa. A empresa foi formada em 1880, passando a produzir exclusivamente armas na segunda guerra, sendo fechada pelo exército alemão”.


8 comentários:

  1. Bela história tem a VESTA. Tinha que ser um exército da segunda guerra mundial trocar um utensílio doméstico por armas bélicas. Ainda ontem falei a uma vizinha duma Singer que ganhei de minha mãe, anos atrás, agora só resta o suporte dela (pedestal, acho, todo em ferro. Relíquia!). Já aos doze anos, eu reformulava minha roupinhas nela toda vez que não 'aprovava' o trabalho da costureira, só por metida a faz tudo, mesmo. Aliás, uma ótima costureira, dona Geni Copinni de Erebango - RS. Gostei desta! Parabéns pelo achado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marieh
    Obrigado por teres lido a postagem e pelos teus comentários.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo e histórico acervo. Sentimo-nos honrados em poder auxiliá-lo na identificação da Vesta. Esperamos em breve poder visitá-los. Fraterno abraço. ( http://museumaquinascosturar.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darlou
      Obrigado pelo teu comentário. Esperamos a visita.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Tem como vcs me informarem o ano que ele foi fabricada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contate restauroantique.blogspot.com.br informando o numero e, se possivel, fotos da maquina.
      O Sr. Daltro D 'Arisbo é o titular do espaço, tambem Diretor do Museu de Antigas Maquinas de Costurar.
      Grato por teres acessado este blog.

      Excluir
  5. Olá , tenho uma máquina vestazinha e gostaria de saber o ano dela mas não sei como ... pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela
      Possa ajuda-la indicando o Museu de Antigas Maquinas de Costurar para sua demanda. O Diretor do Museu é Darlou D `Arisbo, sempre dispendendo atencao a qualquer contato a respeito de maquinas de costurar. O Darlou D `Arisbo está atualmente na Europa a passeio. De qualquer forma vale seu contato. Obrigado por acessar este blog.

      Excluir