terça-feira, 1 de maio de 2012

É a Cara do Pai!

                                                                      Torresmeiras  eram sempre presentes no dia a dia dos imigrantes,
                                         italianos e alemães  e simbolizavam  a preocupação com o aproveitamento integral da carne suína e seus sub produtos.
                                                                                                    Fabricação estimada como sendo na década de 40.

Natal de 2011, meu filho Oscar disse que já tinha escolhido meu presente.
Pai, é tua cara”.
Bati os olhos e disse, é o próprio”, confirmou sua cúmplice, Juliana.                 
Quando fui visitá-los em Santa Cruz do Sul,  recebi o prometido.
Entre estupefato pela ilação  entre objeto presenteado e receptor, eu,  entusiasmado vendo uma preciosidade daquelas,  relevei  a comparação, creditando-a  a uma simbologia de linguagem.
Traduzi a expressão como sendo uma mensagem de carinho.
Hoje , admirando a peça, aqui entre nós, não posso negar, admito; “é a minha cara”.
Uma  rara torresmeira de meu tempo de infância!
Mas mesmo reconhecendo a  mensagem carinhosa nas entrelinhas, ficou lá no fundo um quezinho ; “a cara do pai”. E tinha que ser uma torresmeira!  Uma torresmeiraaaaaaaaa!!!!
Requer uma contrapartida!
Fui me socorrer com  Ivon Cury, que lá pelos anos de 1950 fez sucesso nas rádios, como cantor e compositor, e achei  na letra de uma de suas músicas, a medida certa para uma vingança afetuosa.
A partir daquele achado pensei; se pareço uma torresmeira, se meu filho se parece comigo, ele tem alguns traços da dita cuja, portanto... nós três temos algo em comum. A cara do pai.
A cara do pai
De tanto trabalho
O seu nascimento
E foi um tormento
Um Deus nos acuda
A mãe aflita
Todo mundo ajuda
No fim ele sai
A cara do pai

E prá mãe coitada
Tão sacrificada
Não há elogio
Todo mundo vai
Dizendo baixinho
“Mas que bonitinho
Está tão gordinho,
É a cara do pai”
e por aí vai........
Ouça....
 











Autor: Miguel A. Guggiana
Ilustraçao: Mauricio Cartunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário