quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Ventilador PHILIPS – made in Holland –


 Olhem aí o Nat King Cole saudando os amigos deste blog. La no fim da postagem ele nos apresenta “el choclo”.



 Acervo do Antiquario.

Importe de Holland – type VT 40 AP – nr 2652


Imagem da base do ventilador

O ventilador cujo retrato estamos compartilhando, fabricado pela PHILIPS, foi importado da Holanda, apresentando excelente estado, mantendo  sua originalidade, como se pode  perceber. A data de fabricação fica em aberto.
Abaixo alguns detalhes da restauração/revisão do aparelho, lá nos estúdios do Xeiqui, amigo colecionador e restaurador.






    Com esta postagem encerramos o ano de 2014, agradecendo a todos aqueles que nos acompanharam, com sua visita. Um grande abraços a todos.

Escutem Nat King Cole.







quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Balança KAPPADUE


Balança KAPPADUE – ano de fabricação: 1955.








     Esta balança que estou compartilhando troquei-a  por reais com o amigo Xeiqui (054.91021477), aqui de Passo Fundo. Além de colecionador é restaurador de antiguidades.
     O que me cativou na peça foi sua forma singular, bem diferente daquela tradicional  que estamos acostumados a ver, além de seu estado e  “boniteza”.  Registrado em seu corpo consta:  nr.691 tipo A -  D.M 5 novembre 1955 – nr. 210253 – Brev tto D. Pistoletti A. – presumindo ser de origem italiana. Minhas pesquisas na busca de maiores informações a respeito do fabricante não tiveram sucesso,
     O próprio Xeiqui tratou de restaura-la através de limpeza, lubrificação, regulagem e polimento, deixando as marcas naturais do tempo. Transcrevo texto retirado da http://restauroantique.blogspot.com.br/p/restauro-de-antiguidades.html publicação 002,  titulo: Restauro de antiguidades, que retrata bem a filosofia dessa tendência, e da qual abraçamos.
     “Alguns  restauradores, principalmente nos Estados Unidos, recuperam antiguidades de maneira a apresentarem estado de novas, tal qual fabricadas. O aspecto final é bonito, digno de exposição. Porem, o nosso exitoso procedimento reside em restaura-los historicamente permitindo que estes objetos antigos renasçam e revivam sua gloriosa e consagrada época, a demonstrar no presente suas ações  integradas na história, mantendo suas características de utilização.”
     Encerramos com um poema do poeta Raniel Henrique de Souza e a presença de Caterina Valente que nos brinda com o hino deste blog;  “el choclo”, comemorando a bela aquisição. Leia e escute. 





terça-feira, 7 de outubro de 2014

Câmera fotográfica CONWAY


Made in England

Esta maquininha CONWAY, modelo box ( tipo caixão) foi fabricada pela Coronet Camera Co. , Birmingham, Inglaterra, no período 1929/1950.
Foram  inúmeros os modelos da CONWAY, todos se caracterizando pela simplicidade de seu mecanismo e facilidade de manuseio. Consideradas populares à época.
O site da www.camerasantigas.com.br  a classificou como pouco comum.
As pessoas me perguntam; quanto?  Ah! Uma dessas na origem, Inglaterra custam ao redor de 15 libras. No Brasil, numa pesquisa superficial, não  localizei-a  à venda.


A fotografia acima, de autoria do amigo Renato Silveira, que a cedeu para compartilharmos nesse blog foi buscada por celular, numa dessas suas andanças pelo mundo.  O fotógrafo turista, traduziu de forma magnifica a linguagem/aura do lugar, dando o “clik” – pasmem -  no  celular, na hora certa, em que luminosidade, ângulo, e sensibilidade  se harmonizaram. Deu no que deu. Belíssimo flagrante.

Encerramos com música. Escutem Giane!



                                                          https://www.youtube.com/watch?v=dWQc0eBJUCw


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Relógio elétrico






 Westclox  – made in U.S.A.

Tem cada uma! Comprei este em um brechó. Já estava  passando despercebido – pensara; mais um relógio – quando me chamou a atenção a existência de um “rabicho”. Epa! Um relógio elétrico!  Nunca tinha visto. Andei pesquisando a respeito mas não consegui muitas informações. Imagino que tenha sido sucedido pelos “ a pilhas”, estes comuns atualmente.
Portanto o  espaço  fica em aberto para quem puder enriquecer a ficha técnica do dito  cujo.
Feito o negócio, perguntei ao vendedor se  funcionava.
 Quer o que? Paga quarenta pila e ainda quer garantia. Foi a resposta.







Achei que valia a pena o risco. Encaminhei para o relojoeiro para examina-lo, que uma semana depois me devolveu, sem custo,  através de um bilhete  que dizia; “ Obs; está funcionando. A voltagem é 110.  Bom”.
Fiquei sensibilizado pela honestidade do  relojoeiro/artesão das antigas, que em sua ótica não deveria cobrar nada pela avaliação, demonstrando ainda  preocupação em me alertar quanto a voltagem. O mundo ainda não está  perdido.

Dedicamos ao relojoeiro Luzatto, a página musical de hoje;  Anuncio de Jornal, com a Julia Graciela.




terça-feira, 5 de agosto de 2014

Balança de pesar ovos.


 Fabricado p/OAKES MFG.CO.INC. – Tipton, Indiana, USA.


     Balança de pesar  ovos é o que parece á primeira vista. Na verdade trata-se um dispositivo com escala de classificação de ovos, utilizado nas granjas americanas na  década de 1930. Presumo que conforme o tamanho small –med -  large -  ex-large -  eram selecionados para  “chocar” ou destinados à venda para consumo.

     Trata-se de uma peça singular quando comparado  com os padrões tecnológicos atuais utilizados em equipamentos para  mesma finalidade. Foi adquirida na feira do Parque da Redenção, em Porto Alegre/RS.

Será que classifica ovo de avestruz como sugere a ilustração do Leandro Dóro?



          Lembram da Diana? Escutem-na...

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Máquina fotográfica YASHICA D



 Acervo de Luiz Carlos  Vieira




Fabricação japonesa; YASHICA Co. Ltd.


Fabricada entre 1958/1974


      O Luiz Carlos Vieira, pertencente à Soc. Passofundense de Antiguidades, volta e meia colabora com este blog compartilhando algo de seu acervo.  Sua especialidade é rádio, no entanto, é um garimpeiro atento, descobre antiguidades onde menos se espera e o preço, bem.. pior que turco para negociar!!
     Desta vez apresenta uma YASHICA D, peça rara, disputada pelos colecionadores.       
     Nos diz:  “ a YASHICA D é uma atualização do modelo anterior, C, e que fizeram sucesso na década de 70”.   Deu um trato na japonesinha e ei-la aqui posando pro retratista.

     Dedicamos ao amigo Luiz uma música das antigas.


Escutem...

terça-feira, 1 de julho de 2014

Maquina manual de costurar ELDREDGE E ( NATIONAL)




 Máquina no estado, quando de sua aquisição.



      No dia 17.06.2014 publiquei uma reportagem a respeito de uma ELDREDGE E, o que faço novamente nesta data, com uma outra, de mesmo modelo, porem com uma particularidade interessante, consta selo da National Sewing Manufacturing Co.
     Esta foi adquirida no  Leilão desta cidade. Passou mais de 06 (seis) meses à venda, até que ficou com preço acessível ( dada,  considerando sua raridade). Suponho que o que tenha afastado algum interessado foi seu estado desolador, o que atesto pelos retratos que compartilho.
     Antes de compra-la certifiquei-me de que estava completa. A identificação do modelo e fabricante estavam bem visíveis;  ELDREDGE E, fabricada pela empresa National. 

Histórico sucinto:
ELDREDGE Manufacturing  Co.      1869-1879  sede em Chicago - Illinois
ELDREDGE Sewing Machine          1879-1891  sede em Chicago – Illinois;

     '' A ELDRIDGE Sewing Machine Co., realmente produziu desde 1869 até 1890, quando associou-se com a June Manufacturing Co. originando-se a National Sewing Manufacturing Co., então sediada em Belvidere, Illinois, que continuou produzindo máquinas até 1953. A dificuldade em identificação cronológica deve-se à continuidade da marca mesmo após a fusão das empresas ''. Colaboração do Museu de Antigas Maquinas de Costurar: http://museumaquinascosturar.blogspot.com.br/


     Chamo atenção para a restauração feita, quando o Mário Borrea, recuperou-a sem agredir  as marcas do tempo, que lhe conferem autenticidade.
      A transformação ocorrida não se verificou tão somente na aparência, mas principalmente em seu  funcionamento. Estava totalmente emperrada.

     Contamos hoje com Suzana Rinaldi... cantando nada mais, nada menos, do que El Choclo, o hino deste blog.