terça-feira, 8 de novembro de 2016

Câmera fotografica Kodak “ Rio 400”.



 Primeira câmera fotográfica Kodak fabricada no Brasil



                                                         Na embalagem estava incluída 01 (um) filme Verichrome PAN 
                                                              127 e 01 (um) Kodacolor X127.


     A  “Rio 400” foi a primeira câmera fotografica fabricada pela KODAK no Brasil, lá pelos idos de 1965. Batizada de “Rio 400 “,em homenagem ao IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro.
  Essa maquininha é encontrada com facilidade, com boa aparência  e pleno funcionamento, a preços acessíveis. Quando pesquei uma no mercado, nessas condições,  com caixa e manual,  não tive duvidas em fechar negocio. Está fazendo sucesso  no  Antiquário.
     Registro interessante consta na caixa: Fabricada por FANAMEL – rua Cajuru. 649 – São Paulo, para KODAK Brasileira Ltda – Al Glete, 490 – São Paulo.”

     Nesta oportunidade mostramos fotos enviadas por Estevan Gavioli da Silva que em suas andanças pelo mundo, lá pela Noruega,  registrou com talento belas paisagens.
Não bastasse a beleza das fotos, nosso colaborador complementa-as, comentando com dados interessantes,  cada uma delas. Vejam!

       



     “Captada por volta  das 21h00min, em Bergen, situada no oeste da Noruega. A parte antiga da cidade, chamada Bryggen, que pode ser vista  ao fundo da fotografia – está ligada a uma baia onde se situa uma feira de frutos do mar, e é circundada por casas datando do tempo da Liga Hanseática. Em 1979 passou a integrar a lista do patrimônio da humanidade da Unesco. Bergen foi capital da Noruega desde sua fundação ( 1070) até 1299.”





     “A foto da casa que retrata parte do vale de Flâm, foi tirada com o trem em movimento, a partir  da famosa via férrea  Flâmsbana, que liga Myrdal, em um trajeto de 20 km, sendo a ferrovia mais íngreme do mundo em trilhos convencionais. Apesar de eu não saber, quando a captei, a imagem da fotografia é um dos cartões postais da Noruega e eu encontrei outras semelhantes na internet. A ferrovia que passa por picos nevados, montanhas e inúmeras cachoeiras, levou vinte anos para ser concluída e é considerada uma obra prima da engenharia norueguesa. O mais arriscado e que tomou mais tempo foi a construção dos tuneis – na sua maioria escavados a mão.”