segunda-feira, 8 de abril de 2013

Calculadora mecânica Schubert


Schubert& Co. KG, Rastatt/ Germany. 1940/1950


       Esta estupenda máquina calculadora, por sua aparência, funcionamento e originalidade, é uma das joias de meu acervo.
       Foi comprada na Feira de Redenção, em Porto Alegre em um domingo de dezembro de 2012. Acompanhou-me  na negociação o amigo Pinga Boni.
       Tem uma placa em sua parte traseira identificando o fabricante, Schubert, e o número de série; DRV 156170, made in Germany.


      Esta peça passou uns dias na oficina do  Zortea, aqui de Passo Fundo, quando sofreu uma revisão geral, “destrancamento”, lubrificação, limpeza, deixando-a  em condições de resistir por mais um século. Zortea é ainda um dos poucos profissionais que se dedicam a esse tipo de restauração e que detém o conhecimento técnico aliado á sensibilidade  para tratar dessas preciosidades.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tijorola - Celular Motorola PT 550


Este "tijorola" foi recebido como doação do amigo Toni Araújo. O Toni trabalha no ramo de assistência técnica de celulares tendo recebido este de um cliente para descarte. Salvou-o da  morte certa encaminhando-o para o ANTIQUÁRIO


Foi o primeiro celular lançado no Brasil lá pelo ano de 1990. Vendido primeiramente no Rio de Janeiro, depois em São Paulo, disseminando-se rapidamente pelo resto do Brasil. Logo, logo o brasileiro com sua criatividade peculiar apelidou-o de "tijorola" ou "tijolão".